Você sabe o que é DPS?


De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cerca de 70 milhões de raios atingem o país todos os anos, uma média de duas ou três descargas elétricas por segundo.
Esse fenômeno causa grandes prejuízos econômicos, além de incêndios e ameaça a população. O INPE estima que os raios causem prejuízo de R$ 1 bilhão a economia brasileira.

DPS ( dispositivo de proteção contra surtos) são equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensões transitórias na rede elétrica e desviar as correntes de surto. 
Os principais danos causados pelos surtos elétricos são a degradação de componentes; a diminuição de vida útil de equipamentos eletroeletrônicos e até mesmo a queima instantânea destes aparelhos. 
Grandes companhias de energia sofrem diariamente com queimas de transformadores causadas por surtos elétricos. Empresas, indústrias e instituições dos mais variados portes e segmentos acumulam grandes perdas com reparos. 
O uso é recomendado em redes de distribuição de energia elétrica, para proteção de transformadores e luminárias urbanas; linhas de telecomunicações; tubulações de companhias de óleo e gás; painéis de energia solar fotovoltaica; quadros de distribuição de edificações comerciais/residenciais e até mesmo conectados às tomadas, acoplados aos equipamentos que desejamos proteger.
Fontes: http://www.clamper.com.br/…/o-que-e-dps-dispositivos-de-pr…/
http://para-raio.info/proteger-de-raios/raios-no-brasil.html


Comentários (0)


Deixe um comentário